Publicado em 15 de Janeiro de 2026

Prémio Inovar na Pecuária Extensiva 2026

O prazo de candidaturas ao Prémio Inovar na Pecuária Extensiva 2026 foi prorrogado até ao próximo dia 31 de janeiro, reforçando a oportunidade para os produtores pecuários submeterem os seus projetos inovadores.

Promovido pelo Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME), em parceria com a CONSULAI, o prémio distingue explorações pecuárias que se destacam pela implementação de práticas inovadorassustentáveis e eficientes, conciliando produtividade com bem-estar animal. Através desta colaboração, é reforçado o compromisso com o desenvolvimento sustentável do setor pecuário, apoiando e reconhecendo a atividade de quem aposta na inovação e na melhoria contínua das suas explorações.

Na sua 4ª edição, o Prémio Inovar na Pecuária Extensiva destina-se a empresários em nome individual e sociedades comerciais com atividade pecuária em Portugal desde 2024, que adotem soluções diferenciadoras e que ainda não tenham sido premiados em edições anteriores.

As candidaturas serão avaliadas com base em quatro pilares fundamentais: Sustentabilidade Ambiental, Inovação Tecnológica, Rentabilidade e Bem-Estar Animal, com o objetivo de identificar e dar visibilidade a projetos que contribuam para uma pecuária mais moderna, eficiente e alinhada com os desafios atuais do setor.

A exploração vencedora receberá um prémio monetário de 1.000 euros, terá a possibilidade de divulgar um artigo na revista Vida a Pasto e será publicamente reconhecida durante as 17ªs Jornadas Internacionais do HVME.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário oficial do Prémio Inovar na Pecuária Extensiva 2026, até 31 de janeiro.

 

Fonte: Rede Rural Nacional

Receba a nossa newsletter