No dia 15 de junho, a ADREPES deu início à construção da estratégia de desenvolvimento local (EDL) para as zonas rurais da Península de Setúbal.
Numa sessão realizada em parceria com o Município de Sesimbra foi possível contar com a presença de representantes dos sectores agrícola, florestal, vitivinícola, turismo e serviços, área educativa e social.
A sessão teve início com uma nota de boas-vindas do Vereador José Polido da Câmara Municipal de Sesimbra que passou a palavra à Diretora Executiva da ADREPES, Natália Henriques que fez o enquadramento e explicação do processo de envolvimento e auscultação das comunidades locais na construção da estratégia.
Recorde-se que este procedimento decorre em duas fases, a primeira fase com o reconhecimento das entidades gestoras das estratégias, denominadas GAL – Grupos de Ação Local e a segunda fase com a aprovação da EDL e do seu plano de implementação que será financiado no âmbito do PEPAC – Plano Estratégico da PAC para o período 2023-2027.
Deste modo, a sessão permitiu criar momentos de reflexão e partilha em grupos, com enfoque em 4 áreas temáticas: agricultura, silvicultura e agroalimentar; turismo; área social; património natural e cultural. Partindo do diagnóstico revisitado da estratégia RURAL 2020 e das estratégias regionais Lisboa 2030 e RIS3 Lisboa, foi possível validar a informação recolhida pela ADREPES e auscultar sobre futuras intervenções do PEPAC nos territórios rurais da Península de Setúbal.
Este processo de desenvolvimento comunitário de base local tem patente uma abordagem que gera mudanças a partir das comunidades e não apenas para elas. Pretende-se que as comunidades se concentram no que possuem – dons, talentos, recursos e ativos – fortalecendo o que sabem fazer e perspetivando mudanças que melhorem a qualidade de vida dos territórios.
Por esse motivo, a participação dos agentes locais é de extrema importância e é neste sentido que estão previstas mais duas sessões em:
- Palmela, Biblioteca Municipal – dia 21 de junho às 10h00
- Montijo, Galeria Municipal – dia 21 de junho às 15h00
A participação é gratuita, mas obrigatória e pode ser efetuada através do seguinte link.
Para mais informações contacte: adrepes@adrepes.pt ou 212 337 930.