No passado dia 17 de dezembro, realizou-se a Assembleia Geral da ADREPES, para apreciação do Plano de Atividades e Orçamento para 2026.
O Plano de Atividades está estruturado em sete eixos, merecendo particular destaque:
- A continuidade da implementação da EDL do GAL ADREPES COSTEIRO;
- A implementação da EDL 2023-2027 do GAL ADREPES RURAL;
- A implementação da nova geração de Centros Europedirect até 2030;
- A prestação de serviços aos empreendedores;
- A gestão proficiente dos recursos físicos e financeiros.
O Diretor da ADREPES, José Polido, em substituição do Sr. Presidente, agradeceu a participação dos associados na vida da Associação e reiterou o contributo da instituição para o desenvolvimento sustentável da Península de Setúbal. Referiu as centenas de projetos apoiados, bem como o emprego direto e indireto criado, resultante de um trabalho de proximidade com a comunidade local.

Os associados manifestaram o seu apoio à ADREPES e aos Grupos de Ação Local (GAL) nacionais relativamente à continuidade da gestão local dos fundos comunitários, que se encontra em reestruturação por parte da Comunidade Europeia, no âmbito da revisão da PAC para o período pós 2030. Ressalvaram que é indiscutível o trabalho desenvolvido pela ADREPES e, pelas suas congéneres, em prol do desenvolvimento dos territórios, defendendo que o funcionamento dos GAL deverá ser assegurado a nível governamental, independentemente, do financiamento comunitário.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 foi aprovado por unanimidade pelos associados.
A Assembleia terminou com uma mensagem de esperança, assente na resiliência da Associação e do seu corpo associativo, para encontrar solução conjuntas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do território.