A ADREPES esteve presente na 2ª Edição da Mostra dos Fundos Europeus, organizada pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), que teve lugar nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
A iniciativa envolveu centenas de participantes – promotores de projetos, instituições públicas, representantes da Comissão Europeia, membros da academia, empresas, sociedade civil e potenciais beneficiários, com o objetivo de dar a conhecer os “projetos e investimentos” financiados pelos fundos europeus nos mais diversos domínios.
O evento incluiu stands dos vários Programas de financiamento, sessões de esclarecimento com especialistas, “pitches” de projetos, um balcão de apoio para informar potenciais beneficiários, mesas redondas com diferentes especialistas e uma cerimónia de entrega dos Prémios dos Fundos Europeus que distingue projetos financiados.
A convite da Autoridade de Gestão do Mar 2030, o GAL ADRESPES Costeiro esteve no stand do MAR 2030 que ofereceu uma experiência em 3D, do exercício da atividade da pesca a bordo de uma embarcação. Este stand contou com grande adesão do público, que conheceu esta atividade na primeira pessoa e reforçou a visibilidade do setor das pescas, bem como o papel dos Grupos de Ação Local na promoção e valorização das comunidades costeiras.
Desde 2001 que a ADREPES, através de vários fundos europeus, conseguiu apoiar cerca de 600 projetos que criaram mais de 500 postos de trabalho e mobilizaram 49 milhões de euros de investimento para a Península de Setúbal. Estes resultados refletem o impacto dos fundos no desenvolvimento estratégico dos territórios, fruto do trabalho e empenho dos beneficiários e das parcerias na construção de um futuro mais sustentável e coeso para esta Região.
