Pela quarta vez consecutiva, a ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, foi selecionada, pela Comissão Europeia, para ser a estrutura de acolhimento do Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa, para o período 2026-2030.
O Europe Direct Área Metropolitana de Lisboa manterá a sua área de intervenção nos 18 municípios, nomeadamente: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
A nova geração conta com treze centros que cobrem todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas. Tem como principais objetivos organizar atividades para envolver os cidadãos no debate sobre o estado atual e futuro da União Europeia; estabelecer relações de proximidade com diferentes entidades, empresas, sociedade civil e meios de comunicação social locais; ser facilitador junto das instituições europeias para que percecionem as sensibilidades, preocupações e opinião pública dos cidadãos na sua área geográfica de atuação.