Abertas as candidaturas ao PROGRAMA EMPREENDE JÁ, até 6 de março de 2017

O Empreende já é uma medida integrada no Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude, cofinanciado pelo POISE -- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do eixo prioritário 2 -- Iniciativa Emprego Jovem.

Destina-se a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, assim como a criação de postos de trabalho, por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos que não trabalham, não estudam e não se encontram em Formação.

O programa terá duas edições, entre 2016 e 2018, cada uma com duas ações distintas.

A primeira destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos de aquisição de competências por parte dos jovens, enquanto a segunda se destina a apoiar a sustentabilidade de entidades e de postos de trabalho criados ao abrigo do programa, resultantes de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores.

O IPDJ pretende envolver na primeira ação deste programa 630 jovens NEET dos 18 aos 29 anos e apoiar a integração e a sustentabilidade de 180 postos de trabalho.

Os jovens empreendedores terão durante 6 meses uma bolsa mensal de apoio financeiro de 691,70€, equivalente a 1,65 do Indexante de Apoio Social (IAS) e os que passarem para a segunda ação receberão 10.000 euros para apoio à constituição e sustentabilidade da empresa ou entidade de economia social criada.

As candidaturas das/os jovens são efetuadas online, na plataforma programa em https://eja.juventude.gov.pt até 6 março de 2017.

 

Para mais informações contatar a Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, através dos seguintes contactos:

Lisboa: Manuela Serra (Tel: 218920800 | E-mail: manuela.serra@ipdj.pt)

Santarém: Paula Costa/José Branco (Tel: 243 350 410 | E-mail: paula.costa@ipdj.pt/jose.branco@ipdj.pt)

Setúbal: Paula Pacheco (Tel: 265546063 | E-mail: paula.pacheco@ipdj.pt)